Oficina - Prática de Boas Maneiras na Construção de um Ser Integral

Oficina - Prática de Boas Maneiras

na Construção de um Ser Integral

O município de Gália celebra uma importante conquista: a Oficina “Prática de Boas Maneiras na Construção de um Ser Integral”, realizado pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) - Colmeia, foi selecionado para participar da 1ª Mostra de Experiências de Trabalho Social com Famílias da Proteção Social Básica do Estado de São Paulo. A Mostra acontecerá nos dias 25 e 26 de setembro, e Gália estará presente para apresentar a Oficina.
Entre os mais de 186 projetos inscritos em todo o estado, apenas 37 foram selecionados, e Gália é o único município da região da Diretoria Regional de Assistência e Desenvolvimento Social – Drads Marília/SP a alcançar essa importante distinção.

Fortalecendo Vínculos e Promovendo a Cidadania
A iniciativa surgiu da necessidade de melhorar as relações sociais e comportamentais de crianças e adolescentes atendidas pelo SCFV. Observou-se que muitos dos participantes apresentavam dificuldades na convivência social, como respeito mútuo, cooperação e organização da vida cotidiana. Para enfrentar esses desafios, a Oficina “Prática de Boas Maneiras” foi implantada, abordando comportamentos positivos e o fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários.

Objetivos do Projeto
O projeto visa promover a integração social e cidadã das crianças, alinhando-se aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 10 e 16, que tratam de Redução das Desigualdades e Paz, Justiça, Instituições Eficazes. A proposta é disseminar boas maneiras, organizar a vida cotidiana e reforçar comportamentos que contribuam para uma sociedade mais inclusiva e pacífica.

Metodologia
A Oficina utiliza o Painel das Boas Maneiras, onde práticas como respeito e cooperação são discutidas diariamente. O Painel do Semáforo das Boas Maneiras também é uma ferramenta utilizada para avaliar o comportamento das crianças, incentivando a prática de atitudes positivas.
Impacto e Resultados
Os resultados do projeto são expressivos: houve uma melhora significativa nas relações interpessoais, redução de conflitos, desenvolvimento de habilidades sociais e maior engajamento das famílias no processo educativo. O reconhecimento na Mostra Estadual reforça a importância desse trabalho na construção de um ambiente mais harmonioso e inclusivo.

Reconhecimento Estadual
A seleção do projeto entre os 37 melhores do estado destaca a relevância do trabalho realizado em Gália e serve como exemplo para outros municípios. Como único representante da região da DRADS Marília/SP, esse reconhecimento fortalece o compromisso com a promoção de práticas que transformam vidas e fortalecem comunidades.

Depoimento
Segundo Lucimara Greatti, Coordenadora do CRAS “Ursulina Rivaben” “A participação na mostra é um marco para nossa cidade. Esse reconhecimento nos motiva a continuar investindo em projetos que promovem o desenvolvimento integral das nossas crianças e adolescentes, impactando diretamente suas famílias e toda a comunidade”.