APRESENTAÇÃO

Gália: lugar de belas cenas ...

Localizada na Região Turística do Alto Cafezal, próxima a Marília, está a bucólica Gália, distante 405 km de São Paulo, capital.

Emancipada em 1927, Gália sempre teve sua história associada à produção cafeeiro. Na década de 1950 houvea diminuição da produção decafée o município passou a também produzir seda, chegou a ter 150 produtores e 18 mil habitantes, hoje são 7 mil. A projeção desta atividade econômica fez com que Gálio fosse homenageada como "A Princesinha da Seda'.

Até hoje a histórica produção de café permanece, além de serem destaques na economia local as produções de móveis de madeira, palmito, mandioca e laranja.

Gália possui muitas nascentes: os rios Aguapeí, do Peixe e Feio afloram em solo galiense.

O lendário Ribeirão das Antas também corta o município e banha a cidade. A Estação Ecológica Coetetus, importante espaço paulista de conservação deflora e fauna, está localizada no município.

Terra natal do dramaturgo Benedito Ruy Barbosa, Gália reúne outros belos cenários em seu relevo ondulado, tais como quedas d'água, mirantes e paisagens rurais, com especial destaque para as linhas de plantaçães de café.

Em Gália podem ser saboreadas as tradicionais comidas mineira e paulista, visitado um dos melhores antiquários das regiões de Marília e Bauru, além de se contemplar afrescos de um dos mais belos interiores de igreja de todo o estado de São Paulo.

De fato, este município integrante do Mapa do Turismo Brasileiro 2019, é um lugar que guarda belas cenas. Vale uma visita!

Região Turística Alto Cafezal

Gália . Garça . Marília

Como chegar a partir de São Paulo



Mapa Turístico da Cidade de Gália





Segmentos Cultural e Religioso

Igreja Matriz de São José
Imponente construção edificada nos áureos tempos do café. Possui afrescos do pintor italiano Bruno Di Giusti que retratam cenas com rara beleza.
Espaço propício para os amantes da arte e para momentos de reflexão. A igreja também é muito requisitada para casamentos de pessoas de outros municípios da região. Missas aos finais de semana. Em março realiza quermesse em louvor a São José.

Endereço: Rua José Garib, 329, Centro.
Horário de Funcionamento: Das 08h00 às 17h00 (escritório Paroquial).
Visitas em grupo mediante agendamento.
Contato: (14) 3274-1157
Centro Cultural de Gália
Espaço cultural que abriga a Biblioteca Municipal, sala com o Acervo Histórico do Município e sala para treinamentos e cursos com foco no segmento de turismo e cultura.

Endereço: Rua José Garib, 410, Centro.
Horário de Funcionamento: Das 08h00 às 11h00 e das 13h00 às 17h00 de segunda a sexta-feira.
Visitas em grupo mediante agendamento.
Contato: (14) 3274-9045


Personalidades

Benedito Ruy Barbosa

Um dos maiores dramaturgos brasileiros é filho ilustre de Gália, onde nasceu em 1931.
O consagrado autor de novelas do horário nobre da televisão, é um dos maiores dramaturgos brasileiros é filho ilustre de Gália, onde nasceu em 1931. Escreveu megassucessos como “Renascer”, “O Rei do Gado”, “Terra Nostra”, “Velho Chico” e Pantanal. Também assinou “Sinhá Moça”, “Os imigrantes”, “O Feijão e o Sonho”, “Esperança”, “Meu Pedacinho de Chão”, “Paraíso” e “Cabocla”. Por diversas vezes, Gália e toda a região do Alto Cafezal paulista serviram de inspiração à obra de um dos autores que melhor retratou a cultura e as riquezas do interior paulista e brasileiro.



Adriano Garib

O ator e professor teatral paulista é mais um filho ilustre de Gália, onde nasceu em 1965.
Participou de sucessos globais como a novela “Salve Jorge”, onde viveu o inesquecível personagem "Russo", “Pé na Jaca”, e a minissérie “A Casa dos Sete Mulheres”. No cinema, viveu o policial Guaracy em “Tropa de Elite”, e atuou em diversas produções televisivas, teatrais e cinematográficas brasileiras.

SEGMENTO DE COMPRAS | Comércio Diferenciado

Beraldin Sedas
Tradicional espaço de confecção e vendas de tecidos e artigos em seda. Ocupa armazém da Companhia Paulista de Estrados de Ferro, onde estão abrigadas máquinas da década de 2950 que confeccionavam o tecido. Lugar referência em confecção de seda no Brasil, indispensável para se conhecer a história deste tecido para profissionais da moda.

Endereço: Avenida São José, nº 69.
Horário de Funcionamento: Todos os dias, das 09h00 às 18h00.
Contato: (14) 99825-3026
Tabacaria Fadesil
Antiquário localizado no centro de Gália Especializado em facas artesanais e carabinas, também oferece artigos para pesca, diversos objetos antigos e utilidades. Local ideal para uma visita de colecionadores, amantes de antiguidades e para decoração de interiores. Seu imenso acervo é referência nas regiões de Marília, Bauru e todo o estado.

Endereço: Rua Joaquim Rodrigues Filho, 479.
Horário de Funcionamento: De segunda a sexta feira, das 08h00 às 18h00. Sábados, das 08h00 às 22h00.
Contato: (14) 99847-2890
Loja de Fábrica: Café Dona Irani e Palmito Príncipe de Gália
Loja de fábrica da Fazenda Dona Irani, localizada em Gália, produtora de café com certificação UTZ e de palmito pupunha.

Endereço: Avenida José Bassan Filho, 498.
Horário de Funcionamento: Segunda a sexta, das 08h0 às 17h00.
Contato: (14) 99716-5406
Feira do Produtor Rural
Feira de produtos rurais direto do produtor de Gália ao consumidor. Hortaliças, legumes, frutas de época e mais. Ocorre duas vezes por semana, às terças e sábados, por meio de parceria entre o SENAR-AR/SP, Sindicato Rural Patronal de Gália e Fernão e apoio da Prefeitura.

Endereço: Centro de Eventos e Convenções de Gália (aos sábados) e na Avenida Martiminiano Gonçalves (às terças).
Horário de Funcionamento: sábados, das 08h00 às 22h00, terços das 26h30 às 20h30.
Contato: @feiradoprodutorturaidegália

SEGMENTOS RURAL E ECOTURÍSTICO

Igreja Rural da Companhia Inglesa
Construção remanescente da lendária "Companhia Inglesa", importante comunidade rural paulista produtora de café e gerenciada por ingleses entre as décadas de 1930 e 1950. Embora abandonada há décadas, atualmente é ponto turístico muito procurado por ddoturistos, amantes de fotografia e casais da região que buscam por um cenário bucólico para ensaios fotográficos de noivado.

Endereço: Área rural, acesso pela SP-334, sentido Alvinlândia.
Estação Ecotógica dos Caetetus
Espaço de conservação dedicado à pesquisa e à educação ambiental, recebe estudantes e pesquisadores de todo o estado de São Paulo. Com 2.178,84 hectares é importante área paulista de preservação de Mata Atlântica.
Possui riachos, lagos e tributários do Rio Paranapanema, mais de 28 espécies de mamíferos, de 50 espécies de cobras e 216 espécies de aves, algumas só ali encontradas. É habitat de jaguatiricas, antas, queixadas, onças pardas e o mico leão preto, espécie ameaçada de extinção.

Endereço: Rodovia Sp 331, km 186.
Horário de Funcionamento: segunda-feira à sexta-feira das 08h0 às 17h00.
Contato: (14) 3473-1248
Auto Posto Via Mineira
Posto de serviços à margem da Rod. Comdte.João Ribeiro de Barros, sentido Bauru.
Além de serviços de abastecimento e de atenção ao veículo, possui restaurante com pratos típicos mineiro e paulista, café, área de venda de produtos, mirante e piayground.

Endereço: Rod. Comdte. João Ribeiro de Barros, km 401.
Horário de Funcionamento: Aberto diariamente, das 06h00 às 22h00.
Auto Posto Panorama
Posto de serviços à margem da Rod Comdte. João Ribeiro de Barros, sentido Marília. Além de serviços de abastecimento e de atenção ao veículo, possui alimentação e mirante.

Endereço: Rod. Comdte.João Ribeiro de Barros.
Horário de Funcionamento: Aberto diariamente, das 06h00 às 22h00.
Contato: (14) 3274-1119

GASTRONOMIA

Onde se Hospedar

Gália Hotel
04 Quartos Simples (de casal, com tv, ar-condicionado, banheiro para fora, frigobar), 11 Suítes (ventilador, ar-condicionado e banheiro interno), Painel Solar.

Endereço: Rua José Gutierrez, nº 397, Centro.
Contato: (14) 3473-2237

Meu Hotel Garça
Camas queen size padronizadas, ar-condicionado, TV LCD, frigobar, Wi-FI, churrasqueira, café da manhã, estacionamento e 3 salões de eventos. 25,5 km próximo à Gália-SP.

Endereço: Avenida doutor Labieno da Costa Machado 3361.
Contato: (14) 3407-5050

Secretaria de Cultura e Turismo | Posto de Informações Turísticas

Praça Custódio de Araújo Ribeiro, 755 — Centro | 14 3274 9039
cultura@galia.sp.gov.br | @prefeituragalia

Última Atualização 13/11/2023